quarta-feira, 18 de julho de 2012

Conheça Itanhaém

As opções são as mais diversificadas, desde a visita à Gruta de Lourdes; passeio pelo
Centro Histórico ou fazer uma foto ao lado da estátua Mulheres de Areia
Nas férias, cidade tem diversas opções de lazer
O turista que curte as férias em Itanhaém encontra variadas opções de passeio, lazer e diversão na segunda cidade mais antiga do Brasil. Nesta meia temporada, o município recebe em média 200 mil visitantes, número que aumentou por conta do feriadão de 9 de julho. O visitante encontra uma cidade preparada para atender à demanda, principalmente em serviços, já que os setores de recolhimento de lixo e segurança do patrimônio público foram reforçados.

São inúmeros os atrativos naturais, históricos e religiosos que a cidade apresenta, além dos eventos como o Arraial Solidário, no Centro Histórico, uma festa típica que se prolonga durante o mês na região central. O turista também pode visitar prédios históricos, como a Casa de Câmara e Cadeia, o Convento e a Igreja Matriz. Nos bairros, pode visitar as igrejas Santa Terezinha (no Belas Artes) e Nossa Senhora do Sion (no Suarão).

Se, por conta do clima frio da estação, todos fogem de um banho de mar, o mesmo não se diz de passeios de barco pelo Rio Acima, uma volta no trenzinho turístico, visitas aos pontos turísticos e caminhadas à beira-mar, no calçadão da Praia do Sonho, do Cibratel ou na orla do Praião. E há também eventos, oficinas, ateliês e cursos, que ajudam a preencher as férias da criançada na Biblioteca Municipal, que preparou uma agenda repleta de atrações em julho.

Na avaliação do secretário municipal de Turismo, as férias de inverno podem ser tão interessantes quanto a temporada de verão para o comércio. "A cidade está recebendo um grande número de visitantes. O mês de julho e o clima de inverno atraem um turista que busca tranquilidade, um passeio familiar, algo mais aconchegante e isso a cidade oferece", afirmou Marcel Marques Hary.

Para conhecer um pouco mais da fundação e história de Itanhaém vale a pena ler o livro Itanhaém Histórica, do jornalista André Caldas, à venda em todas as bancas.

Para mais detalhes dos pontos turísticos e programação cultural de férias basta acessar o site oficial do Município: itanhaem.sp.gov.br.